Gestão


ESTATUTOS

Download

Relatório de Atividades e Contas 2016-2017-assinado

Plano de Atividades e Orçamento 2018-assinado

PLANO DE ATIVIDADES (quadriénio 2016-2019)
Para combater situações de carência, a ACS propõe-se desenvolver um conjunto de atividades para o quadriénio 2016 a 2020, com o objetivo de angariar fundos e apoios que permitam melhorar a situação financeira de atuais e antigos trabalhadores e, em particular, de estudantes, contribuindo para elevar o desempenho académico destes últimos.

  • Numa primeira fase, a ACS divulgará amplamente a sua existência e objetivos não apenas junto da comunidade académica e seus familiares, como também de antigos alunos, colaboradores e todo um vasto conjunto de pessoas e instituições que, de algum modo, estão ligadas à Faculdade.
  • Simultaneamente, iniciar-se-á a identificação dos estudantes e atuais e antigos trabalhadores da Faculdade com necessidades de apoio financeiro e que justamente sejam considerados os potenciais beneficiários das atividades da ACS. Essa identificação contará com a colaboração da Associação de Estudantes e da Associação de Trabalhadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

A divulgação da existência e objetivos da associação permitirá angariar fundos e apoios por parte de colaboradores e amigos da Faculdade, que se podem materializar das seguintes formas, não exclusivas entre si:

  • Membro associado da ACS, através do pagamento de quotas;
  • Consignação de 0,5% do IRS liquidado, nos termos dos números 4 e 6 do artigo 32.º da Lei n.º 16/2001, de 22 de junho (modalidade condicionada à obtenção do estatuto de instituição particular de solidariedade social);
  • Doações.

Para além destas formas de financiamento direto, a ACS pretende ainda atuar como “facilitador”, estabelecendo contacto entre a população carenciada e quem a deseje apoiar.

A ACS tem igualmente como objetivo contactar empresas e instituições com as quais a Faculdade colabora regularmente, no sentido de as envolver, da forma mais adequada e ajustada a cada caso, nas suas atividades de apoio a estudantes e atuais e antigos trabalhadores em dificuldades. Neste caso inclui-se, por exemplo, a atribuição de bolsas para pagamento de propinas ou de outras despesas escolares, mediante a execução de estágios, estudos ou outros trabalhos que sejam úteis para essas empresas e instituições.

Para além das atividades já referidas, a ACS planeia ainda organizar eventos de angariação de fundos, tais como jantares convívios, espetáculos, concursos, etc.

Os apoios prestados pela ACS aos seus beneficiários podem consistir em subvenções em dinheiro ou em bens, nomeadamente:

  • Bolsas de estudo;
  • Senhas de alimentação;
  • Passe social;
  • Roupa;
  • Livros, fotocópias e material informático.